Rede Social

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lei na Integra Materia da Inauguração no CAPS I em Mataraca

 caps 4

Foi inaugurado na última terça feira, 09 de junho, o novo CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil), no município de Mataraca. Contando com o apoio de mais de dez profissionais, o centro atenderá aos municípios de Mamanguape, Marcação e Baía da Traição, podendo atender até 25 usuários por dia, nos períodos da manhã e da tarde. Os serviços se destinam a atender jovens dependentes químicos ou que sofram de transtornos mentais, na faixa etária de 03 aos 18 anos de idade, incompletos. O horário de funcionamento será das 07:00 da manhã às 16:00 horas da tarde.
A inauguração contou com ampla participação da população. Profissionais da saúde, da educação e funcionários da prefeitura em geral também marcaram presença.  À frente da mesa de abertura estavam a secretária de saúde Jessyca Alencar e o prefeito Olimpio Alencar. Também fizeram parte da composição da mesa os nomes de Rafael Alves, coordenador do CAPS I; Cláudia Alencar, secretária geral; os vereadores Dimas (presidente da Câmara), Zé Maria e Paulo; Ubiratan, como representante da parte técnica, e a psicóloga Drª Ângela.
Jessyka Alencar, a secretária de saúde, explica em sua fala de abertura, as dificuldades inerentes à implantação do serviço prestado pelo Caps. Mais uma vez estamos aqui inaugurando um novo serviço em nosso município. Houveram algumas dificuldades a ser enfrentadas, passamos por reuniões com secretários de saúde de todo o Vale do Mamanguape. Sempre tentamos conseguir melhorias para Mataraca nas reuniões em que se discutia que município prestaria determinado serviço. Acontece que Mataraca é muito distante, encontrávamos resistência, pois ninguém deseja que fôssemos sede de nenhum serviço. Mas dessa vez, conseguimos o consenso, chegamos a um acordo e agora prestaremos esse serviço a três municípios da região. 

O coordenador do centro, Rafael Alves, explicou a funcionalidade do serviço e como se dará o processo de atendimento aos usuários. O CAPS trata-se de um serviço de referência em saúde mental. Atuará em conjunto, compondo uma rede, com outros serviços de saúde como o SAMU, a atenção básica, a ação social entre outros. Então caso uma família ache que alguém necessita de atendimento no CAPS, não terá de passar primeiro por um PSF, podendo vir diretamente ao nosso centro. Aqui faremos o seu acolhimento e, após uma triagem, poderemos dizer qual é o melhor serviço para ele. O coordenador estimula a população a não se acanhar: não sintam vergonha de procurar o serviço do CAPS. Estaremos sempre de portas abertas para o município de Mataraca.

Durante a inauguração, a secretaria de saúde apresentou a equipe profissional do CAPS I, o quadro de funcionários é formado por:
José Brasileiro: psiquiatra
Valdenice: psicóloga
 Anne Shirley: pedagoga
Suênia Lima: Terapeuta Ocupacional
Ana Nogueira: Enfermeira
Edineuza: assistente social
Selma: apoio
Gerlane: recepção
Elisângela: técnica de enfermagem
Rafael Alves: coordenador

Em discurso, a Drª Cláudia Alencar, aniversariante na data de inauguração, enfatizou os avanços pelos quais o município tem passado durante a atual gestão. Em breve teremos a inauguração da Unidade Mista, reformada ampliada e equipada, melhor atendendo à população.  A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bom Jesus, cujo prédio era alugado, agora é nosso: em breve também estará concluído. Então para aqueles que criticam essa gestão, que reclama, só posso dizer: abra os olhos, só não vê que não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário !